RSS

Não há felicidade solitária

31 Jan

É a fraqueza do homem que o torna sociável; são as nossas mi­sérias comuns que levam os nossos corações a interessar-se pela humanidade; não lhe deveríamos nada, se não fôssemos homens. Todos os afectos são indícios de insuficiência; se cada um de nós não tivesse necessidade dos outros, nunca pensaria em unir-se a eles. Assim, da nossa própria enfermidade, nasce a nossa frágil fe­licidade. Um ser verdadeiramente feliz é um ser solitário; só Deus goza de uma felicidade absoluta; mas qual de nós faz uma ideia do que isso seja? Se algum ser imperfeito se pudesse bastar a si mes­mo, de que desfrutaria ele, na nossa opinião? Estaria só, seria mi­serável. Não posso acreditar que aquele que não precisa de nada possa amar alguma coisa; não acredito que aquele que não ama na­da se possa sentir feliz.

in ‘Emílio’

 
2 Comentários

Publicado por em Janeiro 31, 2008 em Jean-Jacques Rousseau

 

2 responses to “Não há felicidade solitária

  1. aNa

    Fevereiro 1, 2008 at 8:58 pm

    >Handsome men🙂 I don’t understand even one word😉 but I see very beautiful and proffesional photos. Are they Yours? Really impressive and aesthetic blog. It’s so pity that I don’t know Your language, because it may be much interesting too🙂

     
  2. Orlando Nascimento

    Janeiro 31, 2008 at 11:20 pm

    >Olá, Litinha!Como é que fazes para teres um excerto de um livro todos os dias? Tens alguma fonte “secreta”, ou apenas uma longa colecção reunida durante anos?Deixas sempre uma mensagem…Já espreitei os teus outros recantos blogosférico, mas ainda hei-de ver com mais atenção.Não sei se será possível, mas acho que iria gostar de falar contigo, por exemplo via mail.Bjos!

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: