RSS

A Alma…

28 Fev
A Alma…

«DINIZ: …Levei-a para minha casa. Tomou um longo e reconfortante banho quente para tirar da pele o intenso cheiro do álcool, do fumo, da solidão. Ninguém sabe a que cheira a solidão mas é um cheiro húmido que se sente à distância. A solidão tem um cheiro, como o medo, como a morte. Dizem que os cães conseguem farejar esse cheiro, por isso se aconchegam no colo das pessoas sós, rosnam quando nos sentem temerosos, uivam quando pressentem a morte.

A Diana vestiu um dos meus pijamas, bebeu um chá ainda fumegante e deitou-se na minha cama. Não lhe fiz qualquer pergunta. Não me deu qualquer resposta. Bastou-me reconhecer um pequeno brilho no olhar ainda mortiço e o esboço de um sorriso.

Ajuda-me a encontrar a alma? – perguntou de novo. A alma não sai de dentro de nós, mas dentro de nós há espaço suficiente para uma alma se perder. Por isso, se acreditares em Deus, reza. Se acreditares em ti, reza também. E como dizem os árabes, sempre que rezares mexe as pernas. Ou seja, reage, reorganiza os teus valores, muda a tua vida. Recorda que se nascer não dependeu de nós, renascer só é possível por vontade própria.Tenho medo, disse ela pegando-me na mão. E quem não tem? – respondi…»

João Morgado, In: Diário dos Infiéis
Romance, 2010, Oficina do Livro

«… A alma não sai de dentro de nós, mas dentro de nós há espaço suficiente para uma alma se perder…»

 
1 Comentário

Publicado por em Fevereiro 28, 2011 em João Morgado

 

One response to “A Alma…

  1. Miguel

    Abril 5, 2011 at 2:50 pm

    Encontrei este canto tão seu por acaso, mas fico-mep or ele com gosto…

    Muito obrigado por esta sua partilha tão pessoal🙂

     

Deixe uma Resposta

 
